OPORTUNIDADES

Aplicações de otimização no planejamento de companhias aéreas 

Atribuição e roteamento de frota: 

Dado um horário de voo, número disponível de cada tipo de aeronave e rentabilidade de cada tipo de aeronave em cada voo, qual tipo de aeronave deve ser atribuído a cada perna de voo?

Plano p/atribuição de voo p/minimizar o custo de transferência de passageiros:

Dado o número estimado de passageiros que continuam de uma perna de voo para outra em um hub, qual avião (número de cauda) deve ser atribuído a cada perna para minimizar o número de passageiros que precisam mudar de avião?

Planejamento de rota de aeronaves charter com deadheads: 

Dado um conjunto de vôos, com o tipo de aeronave associada necessário, que precisa ser coberto, quais aeronaves devem cobrir qual voo e quais pernas de deadhead / reposicionamento são necessárias?

Programação da tripulação: 

Dado um conjunto de voos a serem abrangidos e restrições de tripulação associadas, como o tempo de serviço, como devem ser atribuídas as tripulações?

Gerenciamento de receita / rendimento:
Os clientes que precisam de um voo apenas alguns dias antes da partida estão dispostos a pagar mais do que os clientes que reservam antecipadamente. A cada dia, à medida que o horário de saída do vôo se aproxima, quantos assentos devem ser disponibilizados a um preço baixo e quantos assentos devem ser retidos na esperança de posterior venda para clientes de alto preço?

Decisões de excesso de reservas: 

Em muitos voos, uma fração previsível de reservas é a não comparência. Se não fizermos reservas em excesso, teremos regularmente assentos vazios. Dado o custo de penalidade por um embarque recusado, quantos lugares devemos reservar em excesso?

Compra de combustível

Pode haver grandes diferenças no custo do combustível entre os aeroportos. Quanto combustível cada aeronave deve comprar em cada aeroporto, levando em consideração não apenas as diferenças de custo, mas também o fato de que o combustível transportador no tanque entre os aeroportos queima mais combustível.

Balanceamento de carga / embalagem de carga: 

Uma aeronave transportando uma carga de carga pesada deve ter o centro de gravidade da carga próximo ao centro do elevador. Dado o peso de cada item a ser carregado, onde cada item deve ser colocado na aeronave? 

Sequenciamento de aeronaves de pista para aterrissagens e decolagens: 

Por razões de segurança relacionadas à turbulência, quando uma aeronave pequena segue uma aeronave grande, deve haver uma separação maior. Dada uma janela de tempo para cada voo, como as decolagens e aterrissagens em uma pista devem ser seqüenciadas para minimizar o atraso?

Agendamento / atribuição de portão: 

Dada a janela de tempo para cada voo em um portão, limites em quais tipos de aeronave podem ser manipulados em cada portão, e interações entre vôos como a transferência de passageiros, qual portão deve ser atribuído a cada voo? 

Agendamento de pessoal de solo: 

A demanda por agentes de gate e manipuladores de bagagem durante o curso de um dia é muito desigual. Que horas de início e duração dos turnos devem ser escolhidas de modo a fornecer o pessoal necessário a um custo mínimo, usando turnos de trabalho razoáveis?

Programe a recuperação após a interrupção: 

após uma grande tempestade, os aviões ficaram retidos em vários aeroportos em todo o país. Dado o bom tempo agora, como as aeronaves devem ser transportadas pelo país para retomar um cronograma normal o mais rápido possível?

Programação de manutenção: 

Como cada aeronave deve ser retirada periodicamente para manutenção, como decidimos quando levar cada aeronave para serviço, cobrindo todos os voos necessários?

Controle de tráfego aéreo: 

Dada a quantidade de congestionamento / atraso na pista em várias condições meteorológicas e do aeroporto, quando cada aeronave deve ser liberada para decolagem, e qual rota deve voar para minimizar atrasos no ar?

Projeto do cronograma:

Dada a previsão de demanda por vários itinerários para cada período de cada dia da semana, qual programação de voo devemos usar? Deve ser hub e falou? Onde os hubs devem estar localizados?

Mix de passageiros: 

Dada a nossa atual frota de aeronaves, que tipo de passageiros, por exemplo, negócios e economia, devemos planejar?

Fonte: Linus Schrage, LINDO Systems, http://www.lindo.com, 2016 

CATEGORIAS