ePV

Administração de perdas tem como foco observar por onde se perde dinheiro, o que não deveria estar acontecendo, uma vez que por habito observa-se apenas os ganhos.

Em qualquer processo produtivo a perda de tempo é irrecuperável, assim como, em uma montadora um tacto vazio, significa muitas perdas de recursos ( Materiais, Mão-de-Obra, Vendas, Capital, etc..) que jamais vão ser recuperados.

Assim sendo, num processo produtivo, essas perdas são decorrentes de ocorrências (falhas), que normalmente podem ser comportamental e material.

Enfim, falhas no processo é normal acontecer, porém o que não é normal é virar as costas para os geradores de ocorrências.

Isso representa uma luta contra o tempo, requer identificar a origem da ocorrência no processo e providenciar ações corretivas.

Para isso, as informações devem ser coletas e agrupadas em um banco de  dados para uso de relatórios para ajudar auxiliar o analista de processo nessa investigação. 

Uma metodologia usada por montadoras é REGELKREIS de origem Alemã, em Ingles melhor entendida como Loop de Controle. Abaixo segue os principais objetivos:

Custos e Beneficios:
Abordagem sobre o processo produtivo de uma montadora:
Como as ocorrências são classificadas nos processos:
Abordagem sobre a coleta de informação sobre as ocorrências:
Constantes usadas em modelo de coleta:
Estrutura das informações para cada registro de ocorrência:
Chave cada registro de ocorrência:
Detalhes do registro de ocorrência:
Modelo de report sugerido para uso na solução:
Topologia da aplicação ePV: