Click it!

B19-03 GERAÇÃO DE ENERGIA

 

Planejamento de Compromisso da Unidade de Geração Elétrica

O problema de comprometimento da unidade elétrica é o problema de decidir quais unidades de geração de eletricidade devem funcionar em cada período, de modo a satisfazer uma demanda previsivelmente variável de eletricidade.

O desafio é ilustrado na Figura 1. No planejamento de curto alcance, um período pode ser de 15 minutos a uma hora.

O problema é interessante porque em um sistema elétrico típico existem diversas unidades disponíveis para a geração de eletricidade, cada uma com suas características próprias.

Em um extremo, uma unidade de energia nuclear pode fornecer eletricidade a um custo incremental muito baixo para cada megawatthour adicional de energia, mas tem um alto custo de reinicialização depois de ser desligada e leva algum tempo para trazê-la de volta à potência total.

Uma unidade nuclear típica pode ser desligada apenas na primavera ou no outono, quando há muito pouca demanda de aquecimento ou ar-condicionado,  então a demanda é menor.

No outro extremo, um gerador de turbina a gás pode ser inicializado em alguns minutos, no entanto, seu custo incremental por megawatthour é muito mais caro.

Veja a documentação completa em PDF,  criada pela LINDO Systems INC.

Solução

Modelo (en-us)


Keyword: Electricity Generation – Model: UNITCOM5
FONTE 4
Application Model Library
Lindo Systems Inc
Lindo Systems Inc, 2018

CATEGORIAS